LightBlog

domingo, 2 de julho de 2017

O que é uma Criptomoeda?

O que é uma Criptomoeda... Altcoin?

As Criptomoedas ou simplesmente Altcoins nada mais são do que o dinheiro virtual que você recebe na troca pelos serviços realizados através das criptografias. As criptografias são códigos utilizados para proteger e assegurar transações de carácter privado na internet e controlar a criação de novas unidades da moeda.
O nome mais utilizado para essas moedas é a palavra Altcoin e atualmente existem diversas moedas em circulação.

Alguns exemplos de altcoins existentes.

A Ascenção do Bitcoin

A primeira criptomoeda a ser evidenciada para o mundo foi Bitcoin que foi criado em 2009 por um pseudônimo desenvolvedor chamado Satoshi Nakamoto. O Bitcoin utiliza a criptografia SHA-256, que é um conjunto de funções de hash criptográfico (Criptografia) projetado pela Agência de segurança nacional dos EUA.




Em abril de 2011, Namecoin, foi criado para formar um DNS descentralizado para tornar mais difícil a censura na internet. Em outubro de 2011, o Litecoin foi lançado e se tornou um sucesso no mundo das criptomoedas ao usar Scrypt como sua função de hash em vez de SHA-256. Isto deu ao público em geral a capacidade de minerar Litecoins sem a compra de hardware específico como as ASIC que são máquinas usadas para Bitcoin.


O Litecoin começou a receber atenção da mídia no final 2013 – atingindo uma capitalização de mercado de US $ 1 bilhão. Ripplecoin, criado em 2011, foi construído sobre o mesmo protocolo como Bitcoin, entre outras varias moedas como Ethereum, Zcash, Dashcoin e Dogecoin.



O que é um Hash?

O poder de mineração é avaliado em uma escala de hashes por segundos. É um equipamento com um poder de computação de 1kH/s mineração a uma taxa de 1.000 hashes um segundo, 1MH/s é hashes 1 milhão por segundo e um GH/s é 1 bilhão hashes por segundo. Cada vez que um mineiro com êxito resolve um bloco, é criado um novo hash. Um algoritmo de hash transforma essa grande quantidade de dados em um hash de comprimento fixo. Como um código, se você sabe o algoritmo pode resolver um hash e obter os dados originais para fora, mas para o olho normal é só um monte de números amontoados juntos e praticamente impossíveis conseguir os dados originais de restos. Portanto, o hash é seu poder de mineração e quanto maior for seu poder de mineração mais moedas voce irá poder ganhar.


Enquanto o Bitcoin e várias outras moedas são extraídas usando SHA-256, o Litecoin e muitas outras moedas, usam o Scrypt. Estas são as duas principais funções de hashing, mas existem vários tipos diferentes e são usados por outras criptomoedas como scrypt-N e x11. As diferentes funções de hashing foram adotadas para responder a preocupações com o SHA-256. Antes, os indivíduos conseguiam minerar o Bitcoin com seus computadores pessoas, o que exige uma grande quantidade de energia. Mas, quando o Bitcoin cresceu em popularidade, as máquinas ASIC SHA-256 foram construídas, o que tornou a mineração de Bitcoin por computadores caseiros obsoleta. No Brasil, caso você não possua equipamentos de captação solar, minerar Bitcoins nos equipamentos Antminer pode torna a experiencia com sua proxima conta de energia, digamos que um pouco assustadora, uma vez que, as maquinas utilizam uma grande consumo de energia, além de precisarem da devida infraestrutura de instalação, como: Rede estável, refrigeração e pessoas com habilidades especificação para cuidar de sua fazenda.



ASIC AntMiner S5 - Máquina de mineração de Bitcoins

Popularidade e Capitalização de Mercado

O Bitcoin é a maior criptomoeda atualmente em capitalização de mercado, volumetria, aceitação e notoriedade no mundo, até o final deste post, o mesmo esta valendo US $ 2.500,00 em uma conversão direta por moeda. Olhando para a capitalização de mercado, o Ethereum leva segundo lugar, sendo a segunda criptomoeda que mais ganhou notoriedade no mundo depois de Bitcoin

Segurança da Criptografia

A segurança da criptografia vem da dificuldade em encontrar interseções de um conjunto de hash, sendo uma tarefa feita pelos mineiros. Um exemplo de cenário seria um ataque "51%". Neste cenário, um mineiro que possui o poder de mineração de mais de 51% da rede, pode assumir o controle do livro de blocos global e gerar uma cadeia de bloqueios alternativa. Mesmo neste ponto, o atacante está limitado ao que ele pode fazer. 

Descentralização e Anonimato

As criptomoedas são descentralizadas, ou seja, não existe nenhum grande banco central ou qualquer outro banco grande para tomar o poder e aplicar suas taxas abusivas e menos suscetíveis à apreensão por aplicação de uma lei ou ter retenções de transações colocadas sobre eles de adquirentes como o exemplo do Paypal. Todas as criptografias são pseudo-anônimas e algumas criptomoedas adicionam recursos para criar um verdadeiro anonimato.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox